28 de outubro de 2024 – A Brasil Ride mal terminou e as inscrições para a próxima edição – do debut de 15 anos da maior stage race premium de MTB do Mundo – já estão abertas. A edição comemorativa tem como slogan ‘Brasil Ride 15 Anos: Sua Paixão, Nossa Jornada’, será realizada de 18 a 25 de outubro de 2025.
O anúncio da abertura das inscrições foi feito no último dia 20, durante o jantar de premiação da Brasil Ride Bahia 2024.. Para os integrantes do Guarini Club – atletas que finalizaram mais de três Ultramaratonas Brasil Ride – há desconto nas inscrições.
Aventura – A Ultramaratona é auge do mountain bike mundial e, para os participantes, a aventura sobre duas rodas é uma experiência única e inesquecível. O pedal em trilhas desafiadoras, downhills, single tracks, picos deslumbrantes, estrada e paisagens exuberantes da imponente Mata Atlântica das multicoloridas falésias, montanhas e mar. A jornada épica que acontece no Sul da Bahia, reúne os melhores atletas do Brasil e do mundo, nesse encontro da paixão pelo ciclismo.
Em 7 dias de competição, o percurso contará com diferentes cenários e desafios nos mais de 600 km de distância e quase 10 mil metros de altimetria acumulada em um teste de habilidades física e mental. O ponto alto do evento é o acampamento, que conta com uma gigante infraestrutura, para receber os cerca de 500 atletas, durante 3 dias em Guaratinga, que junto com o distrito de Arraial d’Ajuda, Porto Seguro são as anfitriãs da Ultramaratona.
Bem-Estar – Segundo a CEO da Brasil Ride, Andrea Roma, o bem-estar dos atletas sempre foi uma das preocupações da prova, nesses quase 15 anos de desafios do ciclismo. “Temos uma equipe dedicada e pronta para oferecer suporte em cada etapa, garantindo que o atleta tenha apenas uma preocupação: pedalar, divertir e superar seus limites. O intuito da prova é esse, unir pessoas, promover o esporte, partilhar amizades e histórias, e elevar o ciclismo a outro patamar”, define.
Além desse encontro que une gerações, o Fundador da Brasil Ride, Mario Roma faz um recorte mais técnico da Ultramaratona. “É um desafio. E um dos maiores do mundo do MTB. A Brasil Ride Bahia é uma prova de resistência que vai testar sua força, habilidade e determinação. Passar por esses 7 dias e ser finisher é uma conquista para levar para sempre”, revela Mário, ressaltando ainda que a Ultramaratona é um evento que coloca o Brasil no mapa do mountain bike mundial e que promove o MTB no País. “As inscrições estão abertas. Não perca a oportunidade de viver essa experiência e transformar sua paixão pelo mountain bike em uma etapa única e inesquecível da sua vida. Venha para a Brasil Ride 2025”, convida o fundador.
BOX: CONFIRA O QUE DIZEM SOBRE A BRASIL RIDE BAHIA
“Essa experiência incrível é a Brasil Ride. A gente fica numa tensão, assim, até a largada. Depois entendemos que todo mundo está no mesmo balaio, sofrendo, pedalando forte, e querendo chegar, isso se torna uma grande parceria geral. Isso é uma das coisas mais bonitas da Brasil Ride e que me emocionou muito. Cruzar a linha de chegada no último dia é o momento mais tocante. A emoção fica à flor da pele. Todo mundo que finalizou essa prova, merece muito, assim, porque não é fácil. Poucos conseguem, poucos”.
Rodrigo Hilbert, ator.
“O sentimento que tenho da Ultramaratona é de que ela toca em cada pontinho da gente, seja atleta, colaborador, ou de quem vem aqui para assistir. Eu convido a todos que venham para a Brasil Ride para entender e sentir o que é ser Brasil Ride. É surreal. É épico!”.
Rodrigo Barreto, atleta de ciclismo na categoria Speed.
“Encontramos pessoas que a gente ajuda, pessoas que nos ajudam. Porque a Brasil Ride, como o próprio Mário fala, é muito mais que uma corrida. A expectativa é sempre se divertir. Usar o lifestyle em primeiro lugar e ser feliz. A Brasil Ride foi minha inserção realmente no ciclismo. Fui picado pelo pernilongo da Brasil Ride. Deixo de fazer qualquer corrida no ano, menos a Brasil Ride”
Guilherme Turano, empresário.
“Essa Brasil Ride, para mim, foi uma das mais difíceis. Quase desisti na segunda etapa e hoje para fechar com chave de ouro, estou no pódio. Não consigo mensurar o quanto estou feliz. O sentimento é resiliência – o que se encaixa perfeitamente na Brasil Ride”.
Flávio Silva, terceiro lugar na Etapa 7 da Brasil Ride Bahia 2024
“A Brasil Ride é uma das melhores do mundo, as etapas são lindas, o visual e as paisagens encantadoras e a experiência, mesmo que difícil, é ótima. Estar no campo, no nada e depois estar ao lado de tantas pessoas torcendo e vibrando, é emocionante. É o que dizem: não é apenas uma corrida, é uma etapa na sua vida. Essa é a Brasil Ride, certo?”
Tessa Kortekaas, campeã Elite Feminina 2024/2025.
“Estou bem feliz de estar aqui novamente vivendo esses sete dias e agora completando a missão. Para o próximo ano, espero voltar e brigar novamente pela vitória. Estive ao lado de grandes atletas do cenário mundial e foi um grande prazer estar aqui. A palavra que resume a Brasil Ride é superação. Aqui a gente vê que é muito mais forte do que acha que é”.
Karen Olímpio, terceiro lugar Elite Feminina 2025.
“Toda a etapa aqui é extremamente dura, porque quem pensa que as Sete Voltas é dura, há duas subidas antes, extremamente difíceis, e a parte final pesa muito, porque são muitos quilômetros, o desgaste já é muito grande. Não há uma zona mais complicada, toda a etapa é extremamente exigente”
Tiago Ferreira, campeão Elite Masculina 2023 e terceiro lugar 2024.
“É uma sobrevivência mesmo. Quem conhece minimamente as etapas da Bahia e com este tempo quente, já sabe mais ou menos o que tem de fazer e consegue gerir melhor a performance”.
Hans Becking, campeão Elite Masculina 2021 e participante 2025.
“Minha história é linda. Foi a Brasil Ride que deu origem à coisa mais importante da minha vida, o maior presente que é meu filho Henrique. Em 2018, passei por alguns problemas emocionais e falei com Mário Roma que queria correr a Brasil Ride. Uma semana depois, recebi uma mensagem do cara que se tornou o meu companheiro de ultramaratona e da vida”.
Eliane Resende, 3º lugar da Elite Feminina 2024.
“Posso dizer que a Brasil Ride é uma experiência incrível. Fiz muitos amigos e me conheci melhor, a Ultramaratona me trouxe isso. Vai ser a tatuagem da minha vida de agora para frente”.
Johnne Victor Nunes, participante Brasil Ride 2023.
“É muito legal a passagem pelos vilarejos de Guaratinga, que param para receber os atletas. É uma energia muito boa. Juntando com o visual da região, é compensador”.
Edson Rezende, segundo lugar na Etapa Rainha 2023.