Com o objetivo de alertar a comunidade e incentivar denúncias, foi realizada na manhã desta quarta-feira (18), em Guaratinga, uma mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído no dia 18 de maio no Brasil. A ação foi promovida pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), e contou com diversas atividades pelas ruas da cidade.
Entre as ações, aconteceu a decoração do letreiro da entrada da cidade com flores símbolo da campanha, panfletagem, colagem de cartazes, além de uma caminhada pelas principais ruas e avenidas da cidade. Na quarta-feira (17), também aconteceu uma caminhada em alusão ao Dia 18 de Maio percorrendo as ruas do povoado de São João do Sul.
“É algo muito sério que ainda acontece na nossa cidade, por isso a campanha do 18 de maio é importante na conscientização da comunidade. Os pais e familiares precisam estar atentos às mudanças de comportamento das crianças e adolescentes. Observem o que elas fazem, como elas fazem e com quem elas fazem”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Val Menezes.
A caminhada contou com a participação de vários alunos das escolas do município, APAE, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e lazer, Conselho Tutelar, Conselhos Municipais, Polícia Militar, vereadores e autoridades religiosas.
A prefeita Marlene Dantas destacou que ter uma pessoa de confiança é muito importante na hora de buscar ajuda. “Muitas vezes vocês jovens são ameaçados depois de serem abusados por alguma pessoa que é próxima a família. Não tenha vergonha. Se não tem coragem de falar com seus pais, procure uma pessoa de sua confiança, um professor ou colega, mas fale o que está acontecendo”.