O número de casos confirmados de Dengue em Guaratinga entre os anos de 2013 e 2015 reduziu mais de 91%, fruto das ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti, implementadas pelo Governo Municipal, via Secretaria de Saúde/Vigilância Epidemiológica.
A redução dos números é fruto do trabalho coletivo, que envolve os agentes de endemias e população guaratinguese.
Segundo a secretaria de saúde de Guaratinga, no ano de 2013 foram confirmados no município mais de 272 casos de Dengue, a partir de então as ações de fiscalização e conscientização foram intensificadas, e o resultado é nítido com a confirmação de apenas 24 casos em 2015.
Segundo o supervisor de endemias, Adoildo Muniz, existem locais em Guaratinga, como casas abandonadas, que dificultam o combate a dengue pois esses locais ficam fechados acumulando água parada e os agentes não podem entrar nessas propriedades sem autorização dos donos ou judicial para combater o mosquito. O bairro com mais foco de dengue é o Bairro Novo Horizonte. Qualquer pessoa pode procurar o setor de endemias localizada em frente a praça da igreja católica e agendar uma vistoria.
A atenção aos possíveis criadouros do mosquito deve ser constante, por isso Adoildo Muniz ressalta que as equipes de combate estão trabalhando normalmente, assim como a população deve reforçar o cuidado para manter sua casa e comunidade livre do mosquito.
Sobre casos de Zika, microcefalia e Chicungunha em Guaratinga a secretaria de saúde informou que não há nenhum caso registrado.
Por FURO31 | Adson Rodrigues