Foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Guaratinga o requerimento nº 11/2023 que pede a solução para as constantes quedas e oscilações de energia que vem acontecendo em Cajuíta, povoado de Guaratinga, nos últimos 60 dias. Segundo o documento, o problema está afetando o funcionamento de escolas, posto de saúde, igrejas e todas as residências da localidade.
“[…] a energia que está chegando às residências apresenta queda de tensão e não é suficiente para funcionar diversos aparelhos e equipamentos elétricos”. Diz o requerimento de autoria da Mesa Diretora que foi aprovado e assinado pelos nove vereadores presentes na sessão desta quarta-feira (08).
O texto ainda pede ao Poder Executivo que tome providências e acione a Coelba para realizar a manutenção necessária a fim de atender a população de Cajuíta com uma energia de qualidade e mais eficiente.
“Os membros da Mesa Diretora e demais pares desta colenda Câmara, aguardam com anseios uma resposta satisfatória do Poder Executivo e da Concessionária dos serviços de energia do Estado da Bahia/COELBA”, esperam os vereadores.
Estiveram presentes na sessão desta quarta-feira os vereadores Aparício Lacerda (UB), Edimilson Silva (UB), Jean Nunes (REPUBLICANOS), Luiz Eduardo (PT), Natalino Amaral (UB), Paulo da Costa (PT), Rodrigo Reis (PC do B), Simone Almeida (UB) e Wilke Santana (PSD). Já os edis Gelson Almeida (PSD) e Hélio Marcos (PC do B) se ausentaram da plenária justificando razões pessoais.
O QUE DIZEM OS CITADOS
Procurada pelo FURO31, a Prefeitura de Guaratinga, através da Secretaria de Administração, informou que encaminhou vários ofícios, nos últimos 60 dias, para a Neoenergia Coelba solicitando a solução do problema na localidade nas últimas semanas.
Em nota enviada à nossa reportagem, a Neoenergia Coelba explicou que registrou uma ocorrência no último final de semana, encaminhou equipe ao local e realizou as manutenções devidas. A distribuidora seguirá monitorando e inspecionando a rede elétrica para adotar as medidas cabíveis.