O câncer de intestino, denominado também como câncer de colorretal, é o terceiro mais frequente em homens e o segundo que mais acomete as mulheres.
O intestino é um órgão que faz parte do sistema digestivo. Ele possui um formato de tubo que estende do estômago até o ânus. Sua função é de absorção de água, nutrientes e eliminação dos toxinas através das fezes. Esse órgão é dividido em duas partes: delgado e grosso. O intestino delgado faz a absorção dos nutriente, e o intestino grosso realiza a absorção de água e eliminação dos resíduos.
Fatores de risco
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Dieta rica em carnes vermelhas e pobre em fibras;
- Tabagismo, pois há substâncias cancerígenas no cigarro que agridem a mucosa do intestino;
- Alcoolismo;
- Histórico familiar;
- Idade.
Fatores de proteção
- Alimentação adequada rica em vegetais;
- Prática regular de atividade física, no mínimo, 3 vezes por semana;
- Controle do consumo de carne;
- Diminuir o consumo do álcool;
- Cessação do tabagismo;
- Ir ao médico realizar um checkup anualmente.
Manifestações clínicas
A principal manifestação do câncer de colorretal é o sangramento nas fezes, mas isso não significa que todo sangue nas fezes seja um câncer, visto que outras doenças podem causar o sangramento anal. O ideal é que na presença desse sintoma, procure um médico para melhor avaliação. Além disso, podem ocorrer diarreia, constipação, dores abdominais, fraqueza, anemia e um lento emagrecimento.
Rastreamento do Câncer
A neoplasia intestinal se desenvolve a partir de um pólipo benigno que, ao longo do tempo, se torna maligno. Por conta disso, quem possui a partir de 45 anos deve ir ao Coloproctologista para a solicitação da colonoscopia, pois esta avalia a mucosa intestinal. Além disso isso, também existe a forma de rastreamento pela presença de sangue oculto nas fezes, sintoma que deve servir de alerta para a procura imediata de um médico.