
Um incêndio de grandes proporções foi registrado na tarde deste domingo (03) em uma área de mata na Pedra de Cajuíta, povoado de Guaratinga. O fogo, que está se alastrando, atinge uma região de mata de difícil acesso, tornando o trabalho das equipes desafiador. Até o momento, não há uma avaliação precisa da extensão da área consumida pelas chamas.
A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Gabriela Dias, falou sobre os danos causados pelo incêndio não apenas na vegetação, mas também ao sistema de abastecimento de água do povoado.

Segundo ela, a tubulação foi afetada, impactando diretamente o fornecimento de água local. “A Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com a Defesa Civil Municipal, mobilizou o Corpo de Bombeiros para conter as chamas que assolam nossa região. Estamos avaliando a situação minuciosamente e tomando todas as providências cabíveis”, declarou.
A Prefeitura informou que a causa do incêndio é natural em razão do calor e altas temperaturas. Disse ainda que um levantamento preliminar já foi realizado para mensurar os danos na rede de abastecimento e iniciar os trabalhos de reparo e estuda enviar um caminhão-pipa para o povoado. O serviço deve ser retomado de 3 a 4 dias, especificamente na parte alta do povoado.

Enquanto os esforços de contenção prosseguem, equipes com o suporte da prefeitura de Guaratinga buscam conter o avanço do incêndio e mitigar os impactos tanto ambientais quanto sociais causados por esse incidente.