Constipação intestinal, conhecida popularmente como intestino preso, é a diminuição da frequência das evacuações, < 3 evacuações/semana. Tendo uma dificuldade na evacuação ou aumento do esforço para defecar. Além disso, fezes endurecidas e/ou ressecadas com eliminação de sangue percebida no papel higiênico. Sendo mais comum em:
- Idosos
- Gênero feminino
- Sedentários
Para evitar o intestino preso é necessário um estilo de vida saudável com a ingestão de fibras por meio de frutas e saladas, o recomendado é que possamos ingerir na dieta entre 25 e 30 gramas. Alimentos como mamão, aveia, chia, ameixa influenciam no movimento do intestino, contribuindo para o hábito intestinal normal. Associado a isso, a ingestão de água deve ser regularmente em torno de 2 litros de água porque também vai influenciar na motilidade gastrointestinal. Por fim, a prática de exercício físico regularmente, o recomendado é 150 minutos por semana, podendo ser distribuído em 3 dias por 50 minutos ou 5 dias por 30 minutos.
O tratamento medicamentoso é feito por laxativos que são fibras alimentares ou medicinais que promovem a fluidez das fezes. Mas o ideal é adquirir as fibras pela dieta. Pode ter também outras formas de tratamento, mas deve ser decidido pelo médico após uma avaliação.