O prefeito Jânio Natal afirmou nesta terça-feira (28) que irá fazer uma nova licitação para escolher uma outra empresa que irá fornecer o serviço de travessia de passageiros e veículos entre Porto Seguro e Arraial d’Ajuda. O gestor anunciou que ainda em 2023 irão começar as obras para a construção de uma ponte ligando as duas localidades.


O anúncio foi feito através das redes sociais, após duas balsas colidiram na noite de ontem (27) deixando uma pessoa ferida. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor criticou os serviços prestados pelas empresas Rio Nave e Rio Buranhém que, atualmente, têm a concessão para fazer a linha de travessia marítima.

“Isso [acidente] é fruto de uma empresa que não tem compromisso com a população. […] Este acontecimento nos obriga, o mais urgente possível, a fazer uma nova licitação no município para que possamos ter, em um futuro bem próximo, uma empresa que tenha responsabilidade e compromisso com o turista e o morador.” Disse Jânio.

O prefeito esclareceu que a responsabilidade pela fiscalização da segurança das balsas é da Capitania dos Portos, mas que o município não iria se isentar e nem deixar de ser solidário com as vítimas.

Natal ainda explicou que há dois anos a prefeitura não autoriza o reajuste da tarifa por divergir da qualidade do serviço. “Há dois anos, em nossa gestão, não demos qualquer aumento à balsa porque sempre fizemos críticas aos péssimos serviços que eles oferecem a nossa população. O preço que eles cobram está muito acima do que eles oferecem aos usuários”, esclareceu.

Por fim, Jânio garantiu que a obra municipal para a construção de uma ponte sobre o Rio Buranhém será iniciada ainda em 2023. “Este ano, o mais rápido possível, vamos começar a construção da ponte entre Porto Seguro e Arraial d’Ajuda e eu conto com seu apoio”, concluiu.