A equipe do Furo31 recebeu reclamações da população do povoado de Monte Alegre, em Guaratinga. De acordo com moradores, açougueiros vem descartando restos de animais próximo a entrada do povoado.
As ossadas expostas na estrada vêm causando mau cheiro e juntando urubus na estrada que liga o povoado à sede do município.
“Estou vendo a hora de ter acidente com algum motociclista por causas dos ossos no meio da estrada. Até mesmo urubus que muitas vezes faltam bater na gente”, disse um morador.
“Quando eu passo, tenho que fechar os vidros do carro, o mau cheiro é muito forte”, falou outro.
O Furo31 procurou a vigilância Sanitária que em nota afirmou que trabalha a partir de denúncias e até o momento não teve conhecimento desse caso.
“A vigilância sanitária e ambiental do município, não estava ciente do caso. Temos um setor para denúncias e a partir disso atuamos, mas não houve esse comparecimento de parte alguma para informar sobre a presente situação. Portanto, a partir de denúncia realizada pelo site Furo31, a vigilância sanitária e ambiental, juntamente com a secretaria de meio ambiente e limpeza pública, irão tomar devidas providências. Salientamos que manter um ambiente saudável e limpo é responsabilidade de todo cidadão, e contamos com a colaboração de todos. Medidas como educação ambiental e notificação serão tomadas.”
Em nota enviada à equipe do Furo31, a Secretaria de Meio Ambiente afirmou que irá apurar a denúncia junto aos setores Vigilância Sanitária e Ambiental e Limpeza pública.
“A cerca da situação do descarte e disposição final indevida de resíduos provenientes de açougues no povoado de Monte Alegre, a Secretaria de Meio Ambiente informa que irá apurar a denúncia recebida via equipe do Furo 31, e que buscará tomar as devidas providências juntamente com os setores de Vigilância Sanitária e Ambiental e Limpeza Pública. Salientando assim que um ambiente equilibrado e saudável é de responsabilidade de todo cidadão e assim contamos com a consciência e responsabilidade de todos. Medidas como notificação e educação ambiental serão tomadas”.