Ouça essa matéria:
Medicamentos usados na Covid-19 (Foto: Agência Brasil)

Com a pandemia da Covid-19, muito tem se divulgado na internet, através das plataformas sociais como Instagram, Whatsapp e Facebook, a respeito do uso de medicamentos para a doença. Com isso, a Coluna de Saúde vai tratar essa semana sobre os remédios compartilhados nas redes sociais como a cura do novo coronavírus.


Cloroquina/Hidroxicloroquina

Os principais estudos que se tem não mostraram vantagens no uso desses fármacos em pacientes hospitalizados. Foi relatado efeitos colaterais como as arritmias cardíacas.

Corticoides

Um dos efeitos que o corticoide possui é a redução de células imunológicas no organismo do ser humano. Logo, se usado no início dos sintomas pode facilitar que o vírus invada mais as células sadias. No entanto, pacientes que possuem crise asmática causada pelo Coronavírus pode usar o corticoide.

Ivermectina e Nitazoxanida (Annita)

Esses remédios antiparasitários parecem possuir uma ação antiviral contra o Coronavírus in vitro ( Tubos usados nas pesquisas), mas não existe uma comprovação antiviral in vivo ( usado nos pacientes ). Junto a isso, se usado de forma indiscriminada e sem prescrição pode ser tóxico ao fígado, causando uma hepatite medicamentosa.

Plasma

O uso do plasma de pessoas que foram atingidas pela doença e foram curadas pode proporcionar benefício na cura da Covid – 19, mas ainda está sendo mais estudado para que seja um procedimento seguro a todos.

Vitaminas e suplementos alimentares

Não existe comprovação se há vantagens no uso de de vitaminas C e D, nem dos suplementos alimentares como o zinco. Em contrapartida, se o paciente possuir níveis baixos dessas substância pode ser prescrito.

Espero que você tenha gostado do texto, preparei com muito carinho. Se você tem alguma dúvida ou sugestão de tema sobre saúde para os próximos textos, entre em contato com nossa redação no telefone (73)98112-0138 ou pelo meu instagram @horleysb.