Uma nova linhagem do vírus da Zika está circulando no Brasil, de acordo as pesquisas do Instituto Fiocruz na Bahia. Analisando o material genético do vírus foi notada a linhagem africana que até então não circulava no país, com um potencial para gerar uma epidemia nos estados brasileiros. Esse vírus já foi detectado no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O vírus da Zika possui duas linhagens: a asiática, que já circulava no Brasil, e a africana, descoberta recentemente. Esse vírus infecta, principalmente, o mosquito Aedes aegypty colonizando as glândulas salivares desse animal. Quando a fêmea se alimenta do sangue de uma pessoa, inocula o vírus o qual causa a infecção que possui os seguintes sinais e sintomas:
- Manchas vermelhas pelo corpo
- Olho vermelho;
- Febre baixa;
- Dores pelo corpo e nas articulações;
Na presença dos sintomas acima, procure um profissional de saúde para melhor investigação e evite usar antiinflamatórios.
Em 2015, houve uma epidemia desse vírus no Brasil no verão, pois é a estação que possui condições necessárias para a eclosão dos ovos. Para evitar a proliferação dos mosquitos deve-se seguir as seguintes dicas:
- Mantenha a caixa d’água fechada;
- Lave semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenamento de água;
- Mantenha a lixeira fechada;
- Coloque o lixo em sacos plásticos;
- Descarte o objeto que pode acumular água e que não é usado;
- Mantenha a calhas limpas;
- Laveo quintal e não deixe água acumulada.
- Use telas nas janelas.
Caso viaje para uma área que tenha muitos casos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya use regularmente os repelentes, pois evitam a picada do mosquito.