Ouça essa matéria:
beneficiários do BPC/LOAS já podem fazer empréstimo consignado (Foto: Reprodução)

Inicialmente, importante deixarmos claro o que é o tal BPC. BPC é a sigla para Benefício de Prestação Continuada que é um benefício de caráter assistencial pago pelo INSS à pessoas idosas com mais de 65 anos ou portadores de deficiência que vivem em situação de miserabilidade. O valor pago à essas pessoas é de 1 (um) salário mínimo mensal.


Como é do conhecimento de todos, o empréstimo consignado só era possível aos aposentados e pensionistas do INSS. Aos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) não era ofertada linha de crédito para pagamento consignado (modalidade em que o desconto é feito direto na folha de pagamento), ficando então à mercê dos empréstimos pessoais e suas taxas altíssimas.

Por meio da Medida Provisória 1.106 de 17 de Março de 2022, foi concedida aos beneficiários do BPC a oportunidade de contratarem empréstimo consignado.

O beneficiário interessado poderá comprometer até 40% do benefício, o que em 2022 equivale a R$ 484,80 (quatrocentos e oitenta e quatro reais e oitenta centavos) mensal para pagamento do valor combinado.

Não são todas as instituições financeiras que já estão realizando o referido empréstimo para este grupo de beneficiários, pois algumas ainda estão se adequando às medidas necessárias.

É muito importante alertar que apesar de ser uma oportunidade tentadora, é preciso ter muito cuidado ao realizar qualquer empréstimo, tanto com relação ao valor que será contratado e pago mensalmente, quanto aos juros que serão pagos e se realmente há a necessidade de se fazer um empréstimo.

Por último, mas não menos importante, o beneficiário deve escolher muito bem a Instituição Financeira para contratar a linha de crédito, buscando conhecer a credibilidade da instituição e dos envolvidos, para não “cair” em golpes.