Nutricionista apresenta os 5 benefícios da melancia para seu corpo (Foto: Agência Brasil)

A melancia é uma fruta deliciosa e refrescante que também traz muitos benefícios para a saúde. Ela é produzida o ano todo, mas é durante os meses de verão que a sua oferta cresce em função do aumento da demanda por frutas mais refrescantes. A coluna Nutrição da Prática desta semana vai falar sobre essa fruta que entre os meses de novembro a fevereiro será facilmente achada nas feiras e supermercados.


Alguns dos benefícios da melancia são:

  1.  Ela ajuda a hidratar o organismo, pois é composta por 92% de água;
  2.  Ela tem efeito anti-inflamatório e antioxidante, pois contém licopeno, vitamina C, betacaroteno e cucurbitacina E;
  3. Ela auxilia na saúde do coração, dos rins, dos ossos e do cérebro, pois possui potássio, magnésio, citrulina e arginina;
  4. Ela favorece a perda de peso, pois tem poucas calorias e fibras que aumentam a saciedade;
  5. Ela ajuda no combate à disfunção erétil, pois melhora a circulação sanguínea.

Para aproveitar esses benefícios, você pode consumir até 4 fatias de melancia por dia, ou fazer sucos, saladas ou sorvetes com a fruta. Você também pode usar as sementes da melancia para fazer chás ou farinhas que têm propriedades medicinais.

Porém, a melancia pode ter algumas contra-indicações para algumas pessoas, dependendo da quantidade consumida e das condições de saúde. Algumas das possíveis contra-indicações são:

  • Distúrbios intestinais, como náuseas, diarreia, gases e indigestão, causados pelo excesso de licopeno ou sorbito, um tipo de açúcar presente na melancia.
  • Distúrbios cardiovasculares, como queda da pressão arterial, arritmia cardíaca ou parada cardíaca, causados pelo excesso de potássio.
  • Aumento dos níveis de açúcar no sangue, que pode ser prejudicial para pessoas com diabetes ou resistência à insulina.
  • Reações alérgicas, como erupções cutâneas, inchaço facial ou anafilaxia, que podem ocorrer em pessoas sensíveis à melancia ou a outros alimentos da mesma família, como pepino, abóbora e melão.
  • Diabetes gestacional, que pode afetar mulheres grávidas que consomem muita melancia, pois ela é rica em açúcar natural.

Portanto, é importante consumir a melancia com moderação e consultar um nutricionista antes de incluí-la na dieta se você tiver algum problema de saúde ou alergia. A melancia é uma fruta deliciosa e saudável, mas também pode ter efeitos colaterais se consumida em excesso.