Ouça essa matéria:
O INSS pode te ligar para a perícia médica, mas fique atento para golpes (Foto: Divulgação)

O atraso na análise de benefício previdenciário é um problema que pode afetar muitos beneficiários do sistema de previdência social (INSS). O referido atraso pode ocorrer por diversos motivos, e seus impactos podem ser significativos para aqueles que dependem desses benefícios.


Atualmente, a fila de pedidos que precisam passar por perícia médica para concessão do benefício está em 1,1 milhão de pessoas, sendo 627 mil perícias médicas iniciais, 250 mil avaliações de exames para Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência e 300 mil de outras perícias. 

Com o intuito de minimizar o tempo de espera, o instituto criou um programa que visa antecipar a perícia médica dos benefícios que estão parados há mais de 45 dias.

O contato para remarcar atendimento, para confirmar ou antecipar agendamento de perícia médica e/ou avaliação social será realizado através do número (11) 2135-0135, e não pelo 135.

Para evitar golpes, o órgão alerta que nenhuma mensagem será enviada via SMS, WhatsApp ou qualquer outro aplicativo.

“Nossa expectativa é reduzir o número de pedidos aguardando análise e chegar em dezembro com a fila de requerimentos dentro do prazo legal, que é de até 45 dias”, contou Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.

Por fim, nota-se que o programa tem se mostrado uma excelente alternativa para a solução do problema que é demora na análise dos requerimentos no âmbito do INSS.

Quer estar por dentro das principais notícias no universo do Direito Previdenciário? Então, não deixe de ler nossa coluna semanal.