Pão caseiro pra quem nunca fez pão. (Foto: FURO31)

O pão talvez seja um dos alimentos mais antigos que se tem relato, e sua importância nas civilizações sempre teve um papel importante, a relatos que ele a uma base de 12 mil anos atrás da Mesopotâmia quando o trigo começou a ser cultivado, tudo indica que os pães eram somente uma mistura de farinha de trigo e água que eram passados por água fervente várias vezes e depois eram assados, sobre pedras mais eram amargos e duros.


O primeiro pão assado nos remete a história há 7000 a. C. no Egito que por meio de acidente ou esquecimento pois tudo indica que eram costume eles consumirem uma espécie de mingau de trigo e o mesmo foi esquecido e quando viram que a massa havia crescido levaram até um forno e assim apreciaram o primeiro pão assado da humanidade, mais tarde as técnicas foram aperfeiçoando e descobriram o fermento.

O pão chegou ao continente europeu por volta dos anos de 250 a. C. quando começaram a serem fabricados nas padarias e por volta dos séculos XII a França começou a melhorar a produção de pães se destacando na produção mundial nos séculos XVII, no Brasil os pães chegaram juntos aos colonizadores, mais somente no século XX foi desenvolvida a famosa receita de pão francês que difere da receita original francesa por levar açúcar e gordura.

A receita básica de pão é farinha de trigo, água e sal e o segredo para um bom pão é o descanso da massa, tendo essa base você pode fazer o seu pão com o sabor do seu jeito, hoje compartilho com vocês a minha receita de pão caseiro que é simples e fácil de fazer, se você nunca fez pão essa é sua oportunidade de fazer, as sementes que usei podem ser substituídos e quase todos os ingredientes. Faz e nos conta depois como ficou.

Espero que goste dessa receita que fiz com bastante carinho pra você, se tem alguma sugestão de receita ou alguma dúvida é só entrar em contato com nossa redação pelo telefone (073) 981120138, ou pelas minhas redes sociais @jonatanbaiano.

Receita:

625 gramas de farinha de trigo

1 pacote de fermento biológico seco

400 ml de água morna

45 gramas de açúcar mascavo ou cristal

1 colher de sobremesa de sal refinado

35 gramas de óleo de coco ou um óleo vegetal de sua preferência

1 colher de sopa de mel de abelhas

30 gramas de gergelim preto

30 gramas de gergelim branco

Modo de preparo:

  1. Em uma tigenla adicione a farinha de trigo e faça um buraco no meio e adicione o fermento, o açúcar, o mel, o gergelim branco e o preto, coloque o sal ao redor da massa e misture um pouco e depois adicionando a água aos poucos, a massa vai ficar um pouco pegajosa mais isso é normal nesse tipo de pão, misture até obter uma massa homogênea e tampe com um pano de prato e deixe descansar por meia hora ou até a massa dobrar de tamanho.
  2. Passado a meia hora é hora de moldar seu pão passe um pouco de óleo vegetal para te ajudar nesse processo e você pode moldar pequenos pães no meu caso eu preferir fazer em uma forma de bolo redonda que após untada eu coloquei a massa na assadeira e deixei descansar por mais uma hora.
  3. Pré aqueça o forno ao menos meia hora antes de assar o pão a pelo menos 200º e deixe assar por pelo menos 40 minutos ou até o pão estiver com a casquinha dourada. Bom apetite