A falta de manutenção constante nas estradas rurais em Guaratinga está causando prejuízos aos moradores e produtores do interior do município. Segundo os produtores, elas estão cheias de buracos, valas, pontes frágeis e quando chove ficam intransitáveis.
Neste final de semana, o pecuarista e engenheiro mecânico, Jerfson Almeida, teve um prejuízo de mais de R$ 30 mil de uma só vez causado pelos problemas nas estradas vicinais em três localidades diferentes de Guaratinga.
“Nós estamos na estrada que liga Guaratinga a Santo Antônio do Jacinto, próximo a São João do Sul, com um caminhão carregado de bois que iriam para o frigorífico e que estão aqui desde ontem [sábado] à tarde, às 18 horas. Os animais estão presos dentro do caminhão, que está atolado. Há animais ali que parecem até mortos”, relata o vídeo do pecuarista enviado a nossa reportagem.
Na correria para salvar cerca de 40 cabeças de gado que estavam presos, Jefson e familiares conseguiram salvar os animais e retirar o caminhão da BA-283 por volta das 10h da manhã de domingo (02).
No mesmo dia, já na região do Córrego do Embaré, outro caminhão também de Jefson ficou atolado com 50 animais. E um terceiro caminhão contratado para buscar o gado também quebrou em outro ponto da estrada do Embaré, antes mesmo de chegar ao destino.
“O prejuízo inicial é calculado em 30 mil reais, entre combustível e mão de obra, além dos animais que ficaram feridos e terão que voltar para a fazenda para se recuperar antes de serem abatidos”, contou Jerfson Almeida ao FURO 31.
O produtor se disse revoltado com a situação, pois a Prefeitura de Guaratinga só está mexendo em alguns trechos das estradas da zona rural.
“A estrada do Embaré tem 12 anos que passou uma Patrol, no final de 2022 as máquinas da prefeitura estavam por aqui e os secretário de infraestrutura levou para Buranhém faltando terminar as estradas. A população terá que fazer uma vaquinha”, concluiu.
Como está se tornando constante as reclamações das estradas vicinais em Guaratinga, na sessão da última quarta-feira (29), o vereador Jean Nunes (Republicanos) usou a tribuna para que a Prefeitura de Guaratinga, através da Secretaria de Infraestrutura, enviasse algum representante para prestar esclarecimento e/ou divulgar o calendário de recuperação das estradas do município (assista o vídeo aqui).
A reportagem do FURO 31 procurou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Guaratinga, que ficou de enviar uma nota, mas até o fechamento desta matéria as informações não chegaram a nossa redação.