Ouça essa matéria:
Os cálculos renais são formados pelo excesso de precipitação de cristais (Foto: drpedrohenriquemoreira.com.br)

A Litíase das vias urinárias, conhecida como pedra nos rins, é uma condição que há formação de cálculos (pedras) no sistema urinário do indivíduo. O sistema urinário é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra, nesse sentido, o cálculo pode ser impactado em qualquer um desses órgãos, provocando uma dor intensa.


Essas pedras que se formam no trajeto da urina são constituídas por minerais e sais ácidos que não foram solúveis na água. Nesse sentido, ocorre uma aglutinação e a formação de uma massa sólida, que são as pedras. A passagem pelo trato urinário pode ser dolorosa, mas eles, geralmente, não causam danos permanentes.

Os rins são órgãos em formato de feijão, cuja sua função principal é a realização da filtragem do sangue e a formação da urina, sendo transportada pelos ureteres para ser armazenada na bexiga e é eliminada passando pela uretra.

Enquanto as pedras ficarem nos rins elas são assintomáticas, ou seja, não causam sintomas. Quando esses cálculos migram para os ureteres podem provocar uma dor intensa na região lombar da coluna vertebral ou em baixo ventre. Além disso, pode estar presente náuseas, vômitos e sangue na urina.

O tratamento para essa doença é baseada no aumento da ingestão de água e no uso de medicamentos, em casos severos, é indicado o tratamento cirúrgico.

Para prevenção dos cálculos renais, siga as dicas abaixo:

Aumente a ingestão de líquidos;

Realize atividades físicas;

Diminua o consumo de sódio.