Ouça essa matéria:
Sede da Polícia Federal em Porto Seguro (Foto: FURO31)

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (31) uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, prendendo o empresário Augusto Guerra, de 57 anos, em Trancoso, distrito de Porto Seguro. A operação incluiu o cumprimento de um mandado de prisão e um mandado de busca e apreensão em um hotel de luxo em Trancoso, de propriedade do investigado, que agora deverá cumprir pena em regime fechado.


O empresário foi preso inicialmente em 2021, durante a Operação “Vaza Maré”, enquanto tentava transportar aproximadamente duas toneladas de cocaína para a Europa em um veleiro que saiu da cidade de Alcobaça. Ele chegou a ficar preso em uma penitenciária por dois anos e depois conseguiu converter para prisão domiciliar devido a problemas de saúde, mas foi alvo de um novo mandado de prisão após descumprir as medidas restritivas impostas.

Segundo a PF, Guerra utilizava o hotel em Trancoso, que opera em um sítio de cerca de 4 mil metros quadrados, como fachada para lavagem de dinheiro obtido com o narcotráfico. As investigações indicam que o empreendimento e outras propriedades de Augusto Guerra foram adquiridos com recursos ilícitos provenientes do tráfico.

A operação da PF faz parte de uma série de ações para coibir o uso de negócios, especialmente ligados ao turismo, como fachada para ocultar o lucro de atividades criminosas. Além de combater a lavagem de dinheiro, as autoridades buscam desmantelar redes criminosas que utilizam o comércio e o turismo na Bahia para legitimar recursos do narcotráfico.