
Policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) de Porto Seguro interceptaram, na noite da última terça-feira (06/05), um transporte ilegal de madeira nativa na zona rural do distrito de Barrolândia, município de Belmonte.
Durante patrulhamento de rotina, a guarnição avistou uma carrocinha acoplada a um trator carregando madeira sem autorização. Ao ser abordado, o condutor não apresentou licenças ambientais para o transporte do material e alegou tê-lo adquirido por meio de uma troca envolvendo um veículo. Segundo ele, a madeira já estava cortada e pronta para transporte em uma área de Mata Atlântica, local indicado durante a negociação.
Além da carga irregular, os policiais encontraram *dois motosserras sem a Licença de Porte e Uso (LPU), reforçando as evidências de crime ambiental. Diante das irregularidades, foi lavrado *auto de infração com base no Art. 46, parágrafo único, da Lei 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
O trator utilizado no transporte foi apreendido e permanece sob guarda do infrator mediante *Termo de Fiel Depositário, até apresentação ao Ministério Público. O responsável também assinou um *Termo de Destruição, conforme legislação ambiental, comprometendo-se a inutilizar a carga.
Sob supervisão da CIPPA, a madeira apreendida foi destruída no local e deixada em área apropriada para decomposição natural, evitando danos adicionais ao meio ambiente.
“A atuação firme da CIPPA demonstra o compromisso da PMBA no combate aos crimes ambientais, protegendo nossos recursos naturais”, destacou a corporação.


