Por FURO31, Adson Rodrigues


Ponte sobre o Rio do Peixe, próximo a Buranhém é incendiada (Foto: FURO31)

Moradores do povoado Buranhém, em Guaratinga, estão preocupados com a situação da ponte de madeira da BA-283, sobre o Rio do Peixe, que dá acesso à região. É que a estrutura foi incendiada na madrugada deste domingo (12). O fogo queimou vigas e as tábuas do piso, impossibilitando a passagem de carros.

O fogo não destruiu a ponte completamente, mas piorou muito a situação das mais de 100 famílias que vivem na região e precisam passar pelo local constantemente. O fogo foi contido por trabalhadores de fazendas próximas do local. A autoria do crime é desconhecida.

Ponte sobre o Rio do Peixe, próximo a Buranhém é incendiada (Foto: FURO31)

A estrutura localizada na BA-283 faz ligação entre Bunharém e Santo Antônio do Jacinto (MG), e antes mesmo de pegar fogo oferecia risco para os moradores. A ponte tinha várias tábuas estavam soltas ou quebradas, além de buracos no piso.

O Governador da Bahia, Rui Costa visitou a cidade em setembro de 2019 e assinou a ordem de serviço para a construção de uma ponde de concreto no local. A obra está parada porque o processo de licitação precisou ser refeito.

Ponte sobre o Rio do Peixe, próximo a Buranhém é incendiada (Foto: FURO31)

Ainda no domingo, a prefeitura de Guaratinga emitiu uma nota de repúdio sobre o caso. Confira a na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

O Município de Guaratinga vem a público, repudiar os atos de vandalismo do incêndio provocado, que afetou a ponte sobre o Rio Buranhém (Rio do Peixe), nas imediações da Fazenda do Sr. Jackson, ocorrido na manhã de hoje, Domingo, 12 janeiro de 2020.

Ao atearem fogo na ponte, conforme imagens divulgadas nas redes sociais, os vândalos prejudicaram a circulação de veículos no local, como também, moradores da região terão dificuldades de trafegar no trecho. Esclarecemos que vandalismos é crime, devidamente regulamentado no Art. 163, paragrafo único, inciso III do Código Penal.

Entendemos que a população de Buranhém, é uma população hordeira e respeitosa, que jamais apoiará este ato de vandalismo, que prejudicará a todos que utilizam a BA 283, para ter acesso ao Distrito e a outras localidades, inclusive o Estado de Minas Gerais.

A referida ponte, é de responsabilidade do Governo do Estado da Bahia, e que inclusive em visita ao local, técnicos da SEINFRA, entende que realmente há necessidade de reconstrução, sendo assim encaminhada para o Processo Licitatório. A Empresa vencedora, teve problemas com a documentação e ao ter que refazer a licitação, impetrou com recurso para dar continuidade no processo, deste modo precisamos aguarda o julgamento do recurso e todos os outros atos do Processo Licitatório, atendendo as exigências da Lei de Licitações 8.666/93.

A Prefeita Christine Pinto, desde que assumiu sua gestão entende que é uma obra de suma importância para os moradores daquela região e para o Município como um todo. Procurou os órgãos competentes, esteve por diversas vezes em Salvador, inclusive com o Governador Rui Costa. A Gestora pleiteou a reforma de três (03) pontes de maior prioridade, sendo que a do fato ocorrido está entre elas, a reforma dessas pontes será um investimento de aproximadamente 7 milhões no Município.

O Município informa, que todas as medidas judiciais estão sendo tomadas, e que os atos de vandalismo não inibirão a realização de mais uma obra, que irá beneficiar centenas de pessoas, inclusive de outras regiões, após finalizado todo processo licitatório pelo Estado, atendendo as exigências legais pertinentes.

Guaratinga Bahia, 12 de Janeiro de 2020.