
A marca Precioso Cacau, reconhecida por seus chocolates artesanais produzidos a partir de amêndoas selecionadas, está representando Guaratinga no Brasil Nordeste – 1º Festival de Economia Popular e Solidária, realizado esta semana no Centro de Convenções de Salvador.
À frente da empresa está a empreendedora Thayla Melo, que participa do evento pela primeira vez. Integrante da Cooperag (Cooperativa Agroindustrial de Guaratinga), Thayla foi convidada pela Cesol Costa do Descobrimento para apresentar os produtos da Precioso Cacau no evento, que reúne cerca de 500 expositores de todos os estados do Nordeste.
O festival celebra a diversidade da economia solidária e conta com uma programação intensa, incluindo oficinas, painéis, feira de produtos artesanais e apresentações culturais de artistas como Chico César, Otto e Del Feliz. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pela plataforma Sympla.
Além de fomentar a comercialização de produtos da agricultura familiar e do artesanato, o festival é palco para o lançamento da versão preliminar do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica, que será entregue oficialmente na COP-30, em novembro, em Belém (PA).
Para Thayla, a participação representa uma oportunidade de visibilidade e valorização da produção local. “É a primeira feira que participo e está sendo uma oportunidade única de mostrar a força do chocolate de origem de Guaratinga. Estou muito feliz de estar aqui representando nossa terra e levando nossos produtos para o mundo.”


