O Prefeito de Itapebi, Juarez da Silva Oliveira (PP), declarou nesta segunda-feira (10) apoio a Jerônimo Rodrigues (PT) como candidato a governador da Bahia no segundo turno das eleições estaduais de 2022. O gestor apoiou Acm Neto (UNIÃO), no primeiro turno por ser ligado ao deputado federal Ronaldo Carletto (PP), e que nesta eleição ficou como candidato à suplente no Senado, tendo como Cacá Leão (PP), como representante da chapa.
Para o site Itapebi Acontece, o prefeito declarou que já existia uma conversa nos bastidores há algum tempo, porém tudo iria ser anunciado junto com o candidato em um encontro futuro, mas, diante de algumas especulações, ele resolveu adiantar o assunto.
“Eu tinha um compromisso com meu partido, o PP, foi nele que fiz minha trajetória política e, em respeito a essa história, não poderia ficar contra a sigla que sempre me ajudou. Por outro lado, o Governador Rui Costa sempre foi muito correto com os interesses de Itapebi, trazendo grandes obras para nossa cidade, como, por exemplo, a obra do mercado municipal, a iluminação do estádio, o calçamento da ladeira de ventania. Então fiquei entre a cruz e a espada, respeitar meu partido ou caminhar com o Governador. Com a visita do então candidato a senador, Cacá Leão, do PP, tive que receber ele em minha cidade juntamente com o opositor de Jerônimo, oportunidade que vinculei minha imagem à candidatura majoritária do União Brasil. Evidente que na política não se cai de paraquedas, mas nunca me senti confortável com essa situação, pois vai de encontro ao que sempre preguei”, disse o gestor.
Logo após a eleição de primeiro turno, setores do PP já especulam um possível retorno à base de Rui Costa. A disputa teve como vencedor Otto Alencar (PSD) que obteve 58,31% dos votos válidos, contra 25,24% de Cacá Leão.
Peba ainda explicou que sua decisão para o segundo turno foi conversada com o partido. “Assim, diante da derrota de Cacá, pedi licença ao meu partido para acompanhar Jerônimo, por entender que hoje a Bahia está no caminho certo”, finalizou o Prefeito.
Essa é a segunda vez que o Prefeito de Itapebi muda o seu apoio.
Em setembro, há apenas 10 dias da votação do primeiro turno, abandonou o candidato do governador Rui Costa e declarou amor a ACM Neto, onde chegou a fazer caminhada e discursos na cidade.
“Eu era da base de lá, mas estou hoje apoiando o nosso futuro governador ACM Neto por entender que ele é o melhor para a Bahia, assim como foi o melhor para Salvador. Tenho certeza que Neto vai olhar para a nossa cidade com outros olhos. Foi um pedido de nosso povo e também entendendo que vou ter mais dois anos de governo pra frente e preciso de um apoio melhor do governo para atender aos desejos da comunidade daqui”, disse ele na época.