Ouça essa matéria:
Prefeitura de Itabela finaliza primeira etapa da pavimentação asfáltica no centro da cidade. (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira 11 de maio a Prefeitura Municipal de Itabela divulgou a conclusão da Primeira etapa da Pavimentação Asfáltica no centro da cidade, que contempla mais de 20.000m² de vias no centro do município.


O Prefeito Luciano Francisqueto destacou a dimensão da obra e disse “Este é mais um grande marco na evolução e no desenvolvimento de Itabela, estamos no caminho para asfaltar cerca de 100.000m² do centro da cidade e estamos fazendo isso com autonomia, utilizando recursos próprios do município. Hoje finalizamos a primeira etapa da Obra onde pavimentamos mais de 20.000m² e vamos continuar, Itabela não pode parar de crescer. Com muito trabalho e responsabilidade com a população e os recursos do município, vamos continuar a investir na cidade, no desenvolvimento e na construção de um novo tempo” declarou Francisqueto.

O investimento realizado inteiramente com recursos próprios do município, tem por intuito melhorar a Infraestrutura Urbana do centro e encrementar a logística da localidade, com um trânsito mais fluido e organizado no coroação da cidade.

Prefeitura de Itabela finaliza primeira etapa da pavimentação asfáltica no centro da cidade. (Foto: Divulgação)

A pavimentação asfáltica do centro ainda continuará com mais duas etapas da obra, a próxima contemplando mais 20.000 m², e por fim, uma última etapa onde serão realizados mais 60.000 m² de pavimentação asfáltica somando mais de 100mil metros quadrados de pavimentação com asfalto usinado no centro da cidade.

O material utilizado no asfaltamento do centro é conhecido como CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) que utiliza o CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo) como matéria prima principal. Esse ligante é um material semissólido na temperatura ambiente que precisa de aquecimento para unir sua composição aos demais agregados minerais.
Com a mistura devidamente aquecida e misturada, ela segue para a obra onde é aplicada e compactada, sendo em seguida já liberado o tráfego de veículos.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura também afirmou que a divisão do asfaltamento em etapas é para acelerar a implementação do asfalto usinado e reduzir o impacto negativo causado pela interdição de ruas durante o processo de pavimentação.