Ouça essa matéria:
Andreas Seewald enfrentou o forte calor primeira etapa do Santander Brasil Ride Bahia 2022 (Créditos: Nick Ferri / Brasil Ride)

O Prólogo, primeira etapa da ultramaratona Brasil Ride Bahia 2022, teve brasileiros no pódio. Além da prova deste ano ser solo para a categoria elite, na etapa 1, a classificação para a largada seguiu o ranking da UCI – Union Cycliste Internationale. Dessa forma, nomes já conhecidos do público, como os brasileiros Henrique Avancini – Cannondale Factory Racing, Alex Malacarne – Specialized Brasil – Trinity Racing, Gustavo Xavier – Specialized Racing BR, Edson Rezende – Caloi Henrique Avancini Racing, Sherman Trezza – 4Fun Bike Center/ Taubaté e os portugueses Tiago Ferreira – DMT Racig Team By Marconi e Filipe Francisco – DMT Racig Team By Marconi 3 se misturaram aos outros campeões. Já a elite feminina, as primeiras três atletas a passarem pelo pórtico Red Bul foram Naima Diesner – Brasil Ride, Marcella Toldi – Johny Lin / Ciclovia Rio Pinheiros e Paula Gallan – Trinx Brasil Racing, todas veteranas da Brasil Ride.


Os três primeiros a largar foram Andreas Seewald – Canyon Northwave MTB Team; Hans Becking – Buff Megamo Team e Lubomir Petrus – D2mont Merida, mas a experiência no terreno baiano fez diferença na classificação final, com pódio masculino de Henrique Avancini (46m48s), Gustavo Xavier (47m16s) e Hans Becking (47m32s) e feminino de Paula Gallan (1h01m40s), Anna Jördens – Doctore Bike 2 (1h02m19s) e Naima Diesner (1h03m11s).

Os campeões do Prólogo são os primeiros a largar amanhã, etapa crucial e uma das mais longas da Santander Brasil Ride Bahia 2022 (Créditos: Alemão Silva/ Brasil Ride)

Líder – Avancini largou em 22a posição, o que não o impediu de ser o mais rápido da etapa, mesmo com grandes competidores à sua frente. “Fico muito feliz em conquistar o pódio neste primeiro dia, traz uma grande dose de motivação para todos do meu time. Temos uma semana muito desafiadora pela frente, principalmente considerando que minha última ultramaratona foi em outubro de 2019, e a meu favor tenho a motivação e a garra. A Brasil Ride é uma prova muito especial e apesar de não ser favorito , como Andreas Seewald, Tiago Ferreira e Hans Becking, estou confiante para fazer as honras da casa”, ressaltou.

Para Paula Gallan, chegar em primeiro no Prólogo era uma promessa. “Eu dei todo o meu melhor para chegar em primeiro e estou muito feliz. A prova foi desafiadora e segui em um ritmo insano do começo ao fim. Amanhã vou tentar seguir o ritmo com as meninas e não me desgastar tanto. Acredito que todos os atletas estejam ansiosos por este novo formato solo, para saber como será no decorrer dos dias. Será uma experiência diferente e única”, declarou Paula, que foi a quarta a largar, e garantiu a camisa de líder.

Muita animação para ver os ciclistas na descida da escadaria ao lado do Santuário N. S. d’Ajuda (Créditos: Alemão Silva/ Brasil Ride)

População em peso – O Prólogo deste domingo (23), teve muito sol, com temperaturas chegando a 34 C e sensação térmica de 42 C em alguns pontos dos 21,6 km e 404 m de altimetria em Arraial d’Ajuda. No ponto mais famoso e aguardado pelo público – a escadaria de igreja de N. S. d’Ajuda, pessoas se apinhavam para ver a passagem dos atletas. O paulista Julio Pinto esteve por lá e contou que sua torcida da temporada 2022 é Henrique Avancini. “Vim para ver Avancini e o português Tiago Pereira, mas minha torcida é para Avancini “, revelou.

Henrique Avancini foi o mais rápido no Prólogo em Arraial (Créditos: Fabio Piva/ Brasil Ride)

A moradora de Arraial d’Ajuda, Kailane Bremer, de 19 anos veio mesmo pra torcer para o amigo Igor Lopes (categoria) e sentiu a grande movimentação que a prova traz para o distrito. “Minha família é pousadeira e sempre que tem o evento a cidade lota, o que é bom para a população, é um movimento arretado. A festa é o início do verão para todos e muita gente aproveita para pegar férias e ver a Brasil Ride”, explicou.

Já Fernando Borges, do distrito de Trancoso também se emocionou com a passagem do ídolos do ciclismo e confidenciou que a torcida é para que Avancini seja o campeão da temporada 2022. “Sempre venho para ver a descida das escadarias. Infelizmente, não vou participar da maratona dos Descobrimentos este ano”, disse.

Trecho unico da Brasil Ride em falésia em ultramaratonas no mundo (Créditos: Ney Evangelista / Brasil Ride)

No local, a Odonto Company – franquia nacional e um dos apoiadores locais da Santander Brasil Ride, ajudou a aliviar o calor dos espectadores, com a distribuição de água mineral. “Fomos convidados a participar de eventos ligados ao esporte e, como a saúde começa pela boca, nada mais natural que também realizar esta ação na Brasil Ride “, comentou a gerente das unidades de Porto Seguro e Arraial, Adriana dos Reis Leal. Também o Doutores da Alegria estiveram presentes conscientizando quem aproveitou para se refrescar no local, fazendo a reciclagem das garrafas e tampinhas, que serão transformadas em lixeiras.

O percurso da etapa 1 da Brasil Ride passa pelo Centro Histórico de Arraial d’Ajuda (Créditos: Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Classificação Prólogo:

Feminino

1- Paula Gallan – Trinx Brasil Racing – 1h01m40s

2- Anna Jördens (ESP) – Doctore Bike 2 – 1h02m19s

3- Naima Diesner (ALE) – Brasil Ride 1h03m11s.

Masculino

1- Henrique Avancini – Cannondale Factory Racing – 46m48s

2- Gustavo Xavier – Specialized Ranking BR – 47m16s

3- Hans Becking (HOL) – Buff Megamo Team 47m32s

Dupla Feminina

1- Daniela Hackenhaar e Fabiane Cunha – Unidas Aluguel de Carro – 1h25m10s

2- Bárbara Domingues e Fernanda Mafra – Babi/Fefe – 1h31m01s

Dupla Mista

1- Thales Souza e Celina Carpinteiro (POR) – BTT Loulé Elevis Seleção Castroalvense MTB – 1h00m27s

2- Fabio Oliveira e Daniele Rios – Seleção Castroalvense MTB Dantas Bike – 1h03m10s

3- Felipe Costa e Sabrina Gobbo – Galera do Pedal/ USA – 1h03m27s

Dupla Open

1- Lucio Soares e Paulo Vieira – Mercado da Bike Arantes Race/ B. Aventuras – 52m19s

2- Breno Luca e André Aikawa – Bike Tech Brasília – 55m15s

3- Rodolfo Borges e Pedro Moura – One Elo – 57m32s

Todos os resultados podem ser conferidos pelo site http://www.brasilride.com.br/live

A Santander Brasil Ride Bahia tem os patrocínios de Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania, Santander, Specialized, Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros, Garmin, Red Bull, HB, Squirt, além da Prefeitura Municipal de Porto Seguro e da Prefeitura Municipal de Guaratinga. Conta com os apoios de Full Gas, Spot, Thule, Coca-Cola, Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional do Alto Cariri. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FBC (Federação Bahiana de Ciclismo). A organização é do Instituto Brasil Ride.

Programação ao vivo – Diariamente, o programa Brasil Ride Stage News irá contar tudo que acontece na competição. Nesta segunda, dia 24, a exibição inicia às 20h, pelo You Tube da Brasil Ride

As 7 etapas da ultramaratona:

2ª etapa, dia 24/10, a partir das 8h – 128 km e 2.660 m de altimetria de Arraial a Guaratinga 

3ª etapa, dia 25/10, a partir das 8h30 – 57,4 km e 1.070 m de altimetria em Guaratinga

4ª etapa, dia 26/10, a partir das 7h30 – 101 km e 2.440 m de altimetria em Guaratinga

5ª etapa, dia 27/10, a partir das 8h – 135 km e 2.200 m de altimetria de Guaratinga a Arraial

6ª etapa, dia 28/10, a partir das 10h – 30,0 km e 496 m de altimetria em Arraial d’Ajuda

7ª etapa, dia 29/10 a partir das 9h30 – 39,6 km e 465 m de altimetria em Arraial d’Ajuda