Objetivo foi orientar sobre as novas regras de aposentadoria após a reforma de 2019 (Imagens: Adriano Lacerda)

A APLB Sindicato promoveu na última sexta-feira (03) uma palestra com a advogada Márcia Lima sobre direito previdenciário para os profissionais da educação de Guaratinga.


O Coordenador da APLB de Guaratinga, Claiton Ribeiro, explicou que a ideia da palestra surgiu após o aumento de filiados buscando orientações sobre o tema.

“Vimos essa necessidade dos profissionais de educação que estavam desassistidos de ter um suporte de um advogado e montamos essa parceria com a Dra. Márcia Lima e ela trouxe essa palestra para a gente tirando dúvidas daqueles que querem se aposentar e daqueles que já estão aposentando”, contou o representante sindical.

Durante a palestra, a advogada Márcia Lima explicou as novas regras, em vigor desde 2019, para aposentadoria dos profissionais de educação abordando temas como idade mínima, tempo de contribuição e cálculo da Renda Mensal Inicial (RMI).

“Foi bastante enriquecedor, houve um compartilhamento de informações, muitos professores não sabiam que poderiam se aposentar se tivessem preenchido todos os requisitos da regra antiga e a gente veio para esclarecer, tirar dúvidas e compartilhar as informações de modo geral de acordo com essa mudança com a reforma da previdência quanto a aposentadoria de professor”, disse a palestrante.

A palestra contou com a participação de professores, diretores, cozinheiras, zeladores e outros profissionais ligados à educação.

“É de suma importância o esclarecimento com relação a aposentadoria. Eu já estou com idade de me aposentar. Então, as informações foram muito positivas que estávamos precisando e que possamos ter outros momentos para que as pessoas possam se esclarecer e procurar seus direitos”, revelou a professora Renilda Maria.

O evento foi realizado na sede do sindicato, localizada na Rua Augusto Gonçalves, nº 436, centro da cidade, proporcionando um ambiente propício ao debate e a troca de experiências.