Sindicato dos Guardas Municipais da Bahia visitam a Câmara de Guaratinga (Foto: Nick Hendriw/FURO31)

A Câmara de Vereadores de Guaratinga recebeu na sessão ordinária da desta quarta-feira (22) o Guarda Civil Municipal (GCM) Neto, do município de Itabela, que ocupa o cargo de diretor institucional do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado da Bahia (SINDGUARDAS-BA).


A pedido do vereador Jean Nunes (REPUBLICANOS), após requerimento apresentado ao poder executivo, solicitando a implantação da Guarda Municipal de Guaratinga, o GCM Neto, esteve na sessão a fim de prestar informações e esclarecimentos aos demais vereadores e à população do município, como por exemplo as funções de uma guarda municipal, benefícios, e recursos públicos capitalizados.

Na tribuna, Neto declarou que o trabalho dos guardas é um trabalho preventivo de segurança pública em pequenas ocorrências e situações de conflitos, auxiliando a polícia militar, efetuando patrulhas constantemente, a fim de não deixar os bairros, o comércio, os povoados, desprotegidos. Além de efetuar patrulhas rurais, que muitas das vezes a polícia militar sozinha não é capaz de executar, principalmente em um município com extensão territorial tão grande como o município de Guaratinga.

Guarda Civil Municipal Neto, Diretor institucional do SINDGUARDAS-BA (Foto: Nick Hendriw/FURO31)

“Guaratinga já tem uma Lei de Criação da GCM na cidade, ou seja, agora terá que realizar um estudo pra saber quantos Guardas Municipais precisa para atuar, realizar um Concurso Público, convocar os novos GCMS e oferecer um Curso de Formação pra que eles prestem um serviço de qualidade a população. A Guarda Municipal atuando em Guaratinga só quem ganha é a população que sentirá uma maior sensação de segurança no dia-a-dia”, disse Neto.

A lei municipal que institui a guarda municipal de Guaratinga já foi aprovada no ano de 2010, lei n°561/2010, dependendo apenas do poder executivo colocar em prática, fazer as regulamentações e estruturação administrativas necessárias. Os recursos para execução da Guarda Civil Municipal são provenientes da união, podendo ainda haver convênios, e captação do fundo nacional de segurança pública.

Representantes do Sindicato dos Guardas Municipais da Bahia visitam a Câmara de Guaratinga (Foto: Nick Hendriw/FURO31)

O vereador Jean disse que não medirá esforços em tentar convencer a Prefeita da cidade e aos seus aliados na Câmara de Vereadores para que a Guarda Municipal possa ser uma realidade na cidade que tem aproximadamente 22 mil habitantes.

Ainda segundo o vereador, em breve será marcado uma audiência pública com o Sindguardas para aprofundar no assunto com toda a população guaratinguense.

Participaram ainda da sessão representando o Sindiguardas, os GCMS Ezequiel e Smith da cidade de Itabela.