Com certeza você já ouviu falar sobre previdência social ou INSS. Mas o que é mesmo o INSS?
INSS é a sigla de Instituto Nacional da Seguridade Social, e é uma autarquia federal interligada ao Ministério da Economia. Sua função é operacionalizar o reconhecimento do direito e pagar as aposentadorias e benefícios aos contribuintes e seus dependentes.
Durante a nossa vida, estamos expostos a diversos riscos sociais, alguns acontecimentos previstos e outros imprevistos. E é aqui que se fundamenta a GRANDE IMPORTÂNCIA de ser um contribuinte do INSS.
Um acidente, uma doença, uma gravidez planejada ou não, uma morte, a prisão, a velhice, etc., são exemplos dos chamados RISCOS SOCIAIS.
Ser contribuinte do INSS dá ao cidadão a qualidade de SEGURADO, e por isso, a garantia de diversos benefícios, quais sejam:
- Auxílio-doença
- Auxílio-acidente
- Aposentadoria por invalidez
- Pensão por morte
- Aposentadoria por idade
- Auxílio-reclusão
- Salário-maternidade
- Salário-família
- Reabilitação profissional
Então pagar o INSS não deve ser considerado como mais um gasto/ despesa no orçamento do mês, pois conforme já explanado acima, as contribuições vertidas para o sistema, tornam-se um grande investimento quando o contribuinte é surpreendido por um imprevisto ou risco social.
“Ah, mas benefício do INSS é só pra quem tem carteira assinada”.
Não! Isso é um grande mal entendido, e na próxima publicação explicarei sobre as formas de contribuição para o INSS, inclusive para os donos e donas-de-casa.
Por FURO31, Taiz Teixeira