Por FURO31, Horley Neto – Graduando em medicina pela Universidade Tiradentes do Estado de Sergipe.
O setembro amarelo é um mês destinado à prevenção do suicídio, é assim chamado, pois em 1994, o jovem americano Mike Emme tirou sua vida dirigindo seu carro amarelo. Com isso, amigos e familiares distribuíram no enterro cartões com fitas amarelas com mensagens de apoio para pessoas que estavam passando o mesmo desespero de Mike Emme.
De acordo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), por ano 800 mil óbitos de pessoas que se matam, sendo até maior que o número de homicídios que é de 470 mil. Tal dado é preocupante e reforça que o suicídio é um problema de saúde pública no Brasil. Por isso, o FURO31, trouxe os principais fatores de risco que leva uma pessoa a se matar:
- Doenças mentais
Dentre as várias doenças mentais a principal é a depressão em que a pessoa não vê mais sentido na vida e resolve se matar para alívio de seus problemas.
- Aspectos psicológicos
Perdas de familiares e amigos recentes, o humor instável, história de abuso físico na infância e conflitos de identidade sexual. Esses fatores podem levar a pessoa provocar sua própria morte. Ressalta – se que se esses motivos são acompanhados ao consumo de substâncias químicas o risco é muito alto.
- Aspectos sociais
Epidemiologicamente, as mortes por suicídio são 3 vezes mais comuns nos homens do que as mulheres. Isso pode ser explicado porque os homens são mais reservados ao expor seus sentimentos, e não procuram ajuda.
- Condição de saúde limitante
As doenças como AIDS, tumores malignos, doenças orgânicas incapacitantes, são fatores de risco, sobretudo no momento do diagnóstico e início do tratamento quando ocorre falha terapêutica.
Esta coluna sobre SAÚDE falará durante todo esse mês de setembro sobre prevenção ao suicídio. Será uma matéria por semana. Clique aqui e veja mais assuntos sobre saúde.