Imóveis abandonados sempre causam preocupação e medo na população de uma cidade, pois aumenta o risco não só de violência, mas também de contrair doenças infecciosas e proliferar animais peçonhentos.
A matéria dessa semana é uma sugestão de um leitor da nossa coluna que pediu para falar sobre os riscos à saúde que as propriedades imobiliárias abandonadas oferecem à população. Esse leitor relatou ainda que presenciou alguns animais em terrenos nessas condições no município de Guaratinga.
Vale destacar que os imóveis acumulam água parada que colabora para a proliferação de mosquitos, principalmente o Aedes aegypte, causador de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. A dengue se caracteriza por febre alta, dores musculares, dor ocular ao movimentar os olhos, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo e perda de apetite. A Zika causa manchas vermelhas no corpo, febre baixa, olho vermelho e dores nas articulações. A Chikungunya manifesta – se por febre, dores intentas nas juntas, pele/ olhos avermelhados, dor no corpo mais intensa que a Dengue e Zika, dor de cabeça, náuseas e vômitos.
Além disso, casas abandonadas acumulam lixo, favorecendo a presença de animais, sobretudo o rato, aumentando o risco da transmissão da Leptospirose, doença febril resultante da exposição direta ou indireta da urina desses animais infectados, inclusive nos períodos chuvosos. Os principais sinais e sintomas são: febre alta, dor de cabeça, náusea, vômitos, dores nas articulações, calafrios e cor amarelada da pele e da esclera do olho.
A presença de ratos e insetos colaboram para a entrada de cobras, escorpiões e aranhas, já que esses vão a procura de alimentos. Nesse sentido, esses animais possuem veneno que podem ser fatais aos seres humanos.
- Acidente por cobras: A depender da espécie os efeitos podem ser neurológicos, cardíacos, renais e hemorrágicos.
- Acidentes por aranhas: A aranha mais comum, nos locais abandonados, é a Armadeira. Seu veneno causa dor intensa, sudorese, aumento da pressão arterial. Nas crianças podem ocorrer choque e edema agudo de pulmão.
- Acidentes por escorpião: Dor, formigamento, sudorese, náuseas, vômitos, aumento dos batimentos cardíacos e insuficiência cardíaca.
Não se pode deixar de falar que esses lugares podem ser ocupados por bandidos que usam o lugar como esconderijos, para uso de drogas e, algumas vezes, cometem a violência sexual, seja em menores de idade ou em mulheres.
Na próxima semana vamos continuar abordando sobre os animais peçonhentos. Vamos aprofundar sobre as espécies mais comuns de aparecerem na zona rural, principalmente porque estamos no período da colheita do café aqui na região extremo sul da Bahia e é corriqueiro trabalhadores serem atacados por esses tipos de animais.
Espero que você tenha gostado do texto, preparei com muito carinho. Se você tem alguma dúvida ou sugestão de tema sobre saúde para os próximos textos, entre em contato com nossa redação no telefone (73) 98112-0138 ou pelo meu instagram @horleysb.
Por FURO31, Horley Neto – Graduando em medicina.