Finalizando a sequência de textos sobre animais peçonhentos que comumente aparecem em imóveis abandonados e também nas fazendas, vamos abordar essa semana: as aranhas e os escorpiões. Além disso, os primeiros socorros, caso alguém seja picado por esse tipo de animal. Vamos lá?!
As aranhas são animais peçonhentos que possuem as quelíceras, estrutura usada para injetar o veneno em sua presa. Elas são, em sua maioria, solitárias, com hábitos diurnos e noturnos. Podem se alojar em buracos no solo, fendas de barranco, árvores, entulhos de construção, jardins e garagens. Vale lembrar que elas ajudam a controlar a aparição moscas e mosquito, pois se alimentam desses tipos de animais.
Vejam agora os tipos mais comuns de aranhas que atacam as pessoas. Não estranhem, mas na área da saúde, chamamos os ataques de animais de acidentes.
Armadeira
Essas aranhas possuem um tamanho e uma postura agressiva ao erguer as patas dianteiras, sendo um aviso de um possível ataque, podendo saltar cerca de 30 centímetros. Os acidentes ocorrem no manuseio de frutas e legumes, sobretudo bananas. A picada é dolorosa e o veneno causa aumento do volume do suor, vermelhidão, aumento da pressão arterial, agitação, visão turva, vômitos, ereção peniana persistente e dolorosa. A dor inicialmente é no local da picada, mas pode acometer todo o membro. Os acidentes graves ocorrem com crianças. O tratamento é feito com o soro Antiaracnídeo.
Aranha marrom
Essas aranhas são pequenas, medindo cerca de 4 contímetro quando tornam-se adultos. A coloração é marrom com pernas longas e finas. A picada dessa aranha é indolor seu veneno pode causar morte do tecido, insuficiência renal aguda pela lesão muscular.
Viúva negra
Aranhas pequenas e pernas envergadas. Apresentam coloração preta com vermelho vivo e ficam em jardins. O veneno pode causar dor intensa no local que podem durar por até 2 dias. Dores musculares, convulsões, dor do abdome intensa também podem ocorrer. Nos casos mais graves pode ter aumento dos batimentos cardíacos, aumento da pressão e arritmias. O tratamento é feito baseado em analgésicos potentes.
Acidentes com escorpiões
Os escorpiões possuem corpo alongado, quatro pares de patas e uma cauda longa que está inserido o aguilhão pelo qual o veneno é inoculado na vítima. A maioria apresenta hábitos noturnos, ocupando telhas, madeiras. Nas residências podem se esconder dentro de sapatos. Existem vários tipos de escorpiões, mas essa matéria irá tratar do Escorpião Amarelo do Nordeste. A ação do seu veneno causa dor local, náuseas vômitos, agitação, aumento dos batimentos cardíacos. O tratamento é feito com soro Antiescorpiônico ou Antiaracnídeo.
O que fazer em casos de ataques por animais peçonhentos?
Agora que já sabem sobre serpentes, aranhas e escorpiões vamos falar como prestar socorros às pessoas que foram atacadas por esses tipos de animais peçonhentos.
- Lavar o local da picada apenas com água e sabão
- Elevar o membro acometido pela picada;
- Não amarre e não faça garrote, pois isso impede a circulação do sangue;
- Não corte o local da picada;
- Não aplique pó de café, chá, chá de folhas ou terra sobre a ferida, porque pode provocar infecção;
- Não oferecer bebidas alcoólicas;
- Leve a vítima ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber atendimento.
Espero que você tenha gostado do texto, preparei com muito carinho. Se você tem alguma dúvida ou sugestão de tema sobre saúde para os próximos textos, entre em contato com nossa redação no telefone (73) 98112-0138 ou pelo meu instagram @horleysb.
Por FURO31, Horley Neto – Graduando em medicina.