Saiba quando o INSS pode suspender seu benefício previdenciário (Foto: Agência Brasil)

Você sabia que existem diversas causas que podem levar o INSS a interromper a concessão de benefício previdenciário?


É isso mesmo! Essa se torna uma dúvida ainda frequente com a implantação do pente-fino do INSS.

Sabendo disso, é interessante destacar quais são as principais situações em que o segurado pode ter seu benefício suspenso. São elas:

  • No momento em que o segurado não comparecer a uma perícia obrigatória, nos casos de benefícios por incapacidade, em que é preciso reavaliar a sua condição de saúde;
  • Em situações em que o INSS oferecer um processo de reabilitação profissional para o retorno do segurado ao trabalho e ele recusar esse serviço;
  • No momento que o programa de revisão de concessão e manutenção dos benefícios averiguar que o benefício foi concedido por erro;
  • No momento em que o segurado deixar de sacar o benefício por mais de 60 dias;

Mas, antes disso acontecer, o órgão deve enviar uma carta de exigência, a fim de que o beneficiário possa regularizar toda e qualquer pendência.

O objetivo do pente-fino é justamente analisar se o segurado ainda tem o direito de receber o benefício previdenciário em questão.

Isso acontece porque, infelizmente, as fraudes no INSS são um tanto recorrentes. Em consequência disso, para evitar essas situações, deve-se ter formas de coibir essas fraudes.

Mas calma, caso seu benefício tenha sido cessado ou interrompido, muitas das vezes encontram-se soluções.

Por isso, contar com um advogado especializado na área previdenciária é de suma importância para manutenção de seu benefício.