Ouça essa matéria:
Salada Ceasar: um prato completo (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

A salada é um prato que combina com todas as estações do ano, afinal, as cores, sabores e texturas que podem ser adicionadas a ele podem torná-lo tanto um prato simples, quanto refinado. O prato também é uma boa ideia pra quem quer começar uma dieta, uma alimentação saudável, gostosa e equilibrada.


A origem da palavra “salada” vem do latim herba salata, termo utilizado pelos romanos para denominar a maneira consumir produtos crus ou temperados com água e sal. Tudo indica que os persas começaram a consumir frutas e hortaliças como alface por volta dos anos 600 A. C.

Hoje não podemos imaginar a gastronomia sem as suas variações e combinações de saladas. A salada ceasar remete ao México, e é originalmente temperada com azeite de oliva, purê de anchovas (uma espécie de peixe actinopterígeo da família da manjubinha que é encontrado no Peru e China), suco de limão e queijo parmesão. De acordo com os relatos, surgiu em meados dos anos 30 em uma das cidades de Tijuana, e assim como outros clássicos, essa salada sofreu adaptações das mais diferentes culturas.

A base é originalmente a mesma que conhecemos: alface, frango grelhado e crótons de pão (torradas de pães de forma cortada em cubos). Já o molho, devido a dificuldade de encontrar o purê de anchovas, substituímos por um molho a base de mostarda e mel, que combina com outras variações de saladas. Sendo assim, te convido a fazer esse prato em casa e começar a ter uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Espero que goste dessa receita que fiz com carinho pra você. Se quiser aprender uma receita diferente, ou tem alguma dúvida sobre essa e outras receitas, entre em contato com nossa redação pelo telefone (73) 98112-0138 ou nas minhas redes sociais @jonatanbaiano.

Receita:

Ingredientes para fazer a salada (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

Para salada:

1 maço de Alface crespa

1 maço de Alface americana

2 fatias de pão de forma integral

1 cabeça de acelga pequena

1 cebola roxa

1 tomate tipo regional

2 peitos de frango em tiras

1 beterraba pequena

1 cenoura pequena

Gergelim à gosto

Chia à gosto

Linhaça à gosto

Para o molho:

2 colheres de sopa de mostarda

2 colheres de sopa de mel

3 colheres de sopa de azeite de oliva

Suco de 1 limão de sua preferência

Sal à gosto

Pimenta do reino à gosto

Modo de preparo:

  1. Em uma panela adicione o peito de frango previamente temperado com sal e pimenta do reino e grelhe até ele ficar dourado. Na mesma panela coloque as fatias de pão de forma até ficarem douradas e corte-as em cubos.
  2. Lave e higienize as folhas e em seguida corte-as ou rasgue-as como preferir. Rale a cenoura, a beterraba e corte a cebola roxa e o tomate em rodelas.
  3. Monte a salada em camadas, começando pelas folhas, depois os crótons de pães, as tiras de frangos e os grãos da sua preferência. Repita o processo até obter uma salada em camadas bonita e uniforme.
  4. Molho: Em uma molheira adicione todos os ingredientes e misture até obter uma mistura homogênea.