A seleção de handebol do Colégio Estadual Jésus Moura, de Guaratinga, avançou nos Jogos Escolares da Bahia (JEB), competição esportiva promovida pela Secretaria Estadual de Educação. A equipe guaratinguense venceu invicta a etapa territorial, que aconteceu em Eunápolis, na semana passada, contra a equipe do Cooeduc, pelo placar de 11×8.
O jogo final – segundo os professores de educação física Lázaro Gobira e Iago Barbosa – foi emocionante. “Foi um jogo muito nervoso, nós tínhamos apenas sete jogadores, o mínimo exigido pela competição, então a equipe não dispunha de reservas. Todos estavam bastante cansados, mas conseguimos a vitória”, destacaram os educadores, que tiveram apoio integral da diretora da escola, Jocélia Moreira. A equipe de futsal da unidade escolar terminou em 3° lugar.
Com o resultado positivo da seleção de handebol, o time conquistou uma vaga para a etapa interterritorial, que acontecerá entre os dias 20 a 22 de julho, em Eunápolis. “Tivemos muita dificuldade em montar as equipes de handebol e futsal nesse momento pós-pandemia, pois o esporte ficou interrompido por dois anos, dificultando ainda mais a preparação da mesma. Um outro fator que atrapalha o preparo das equipes é porque não temos uma quadra poliesportiva coberta e ficamos a mercer das intempéries do tempo, então muitas vezes precisamos nos preparar na quadra da Escola Joessy Pereira ou Ginásio de Esporte”, acrescentaram os profissionais, que estão treinando os estudantes de segunda a sexta.
A etapa interterritorial abrange quatro NTEs (Núcleos Territoriais de Educação), que envolverão a participação de estudantes dos municípios de Vitória da Conquista, Caitité, Itapetinga e Teixeira de Freitas. Depois, as próximas etapas serão a estadual e a nacional; Jogos Escolares Nacionais e Jogos da Juventude.
JEB
Os Jogos Escolares da Bahia têm como objetivos realizar uma ação de participação e integração de estudantes do estado, em uma experiência fomentadora de valores, como respeito à diversidade e cooperação, bem como socializadora da diversidade cultural, contribuindo para o processo formativo dos estudantes.
As modalidades disputadas envolvem alunos nascidos entre os anos de 2005 a 2007, que disputam no basquetebol, futsal, handebol, judô, ginástica rítmica e voleibol. “A região está de parabéns em receber eventos de tal porte que motivam os alunos a se empenharem nos seus estudos”, frisou o coordenador e articulador dos JEB, Fábio Vilas Boas.