Depois de quase dois meses de recesso, foram abertos na manhã desta quarta-feira (17) os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Guaratinga para o período 2021/2024. Os vereadores participaram da sessão solene sem a presença de público e com protocolos de segurança por causa da Covid-19.
Todos os 11 vereadores que irão trabalhar pela cidade nesta nova legislatura estiveram presentes: os vereadores reeleitos Aparício Lacerda, Simone Almeida e Paulo Radiola. Junto a eles, os demais vereadores eleitos Edmilson Silva, Gelson Almeida, Jean Nunes, Luiz Eduardo, Hélio Marcos, Rodrigo Reis, Natalino Pereira (Tal) e Wilky Santana.
Durante a sessão, tomaram posse a nova mesa diretora, eleita no dia 1º de janeiro, para comandar a casa legislativa nos próximos dois anos (2021/2022) composta por Aparício Lacerda – presidente, Paulo Radiola – vice-presidente, Simone Almeida – 1ª secretária e Wilky Santana – 2º secretário. Também foram apresentados os novos assessores da Câmara: Marcos Aurélio – assessor jurídico e Dorlando Santana – assessor parlamentar.
O presidente da Câmara, Aparício Lacerda, lembrou de sua trajetória política, fez agradecimentos e enfatizou a importância da parceria entre os poderes. “Farei de tudo para que colegas vereadores usem a tribuna e não sejam interrompidos por vândalos como aconteceu em outros mandatos nessa casa. De agora para frente a população de Guaratinga poderá assistir as sessões tranquilamente. Queria agradecer a todos os funcionários dessa casa que dão o máximo de si e lembrar que os três poderes devem andar sempre em harmonia para trazer sempre o melhor para o cidadão”, disse.
A solenidade ainda contou a presença da prefeita Marlene Dantas, do vice-prefeito Elmo Batista, dos secretários de administração Raimundo Matos, infraestrutura Izaías Resende, Agricultura, Indústria e Comércio Jorge Brito, e líderes religiosos como o Pastor Juscelino e o Pastor Carlos Teles, que estiveram realizando orações em prol do início dos trabalhos legislativos.
A prefeita Marlene Dantas em seu pronunciamento lembrou da confiança em que o povo depositou nos eleitos. “O povo de Guaratinga escolheu todos nós para tralharmos em prol de um município melhor. Somos muito ansiosos e queremos resolver tudo de imediato, mas temos que ter cuidado para não termos problemas futuros. Pegamos o município precisando de cuidados, peço paciência a população e aos vereadores, pois ainda estou organizando a casa. Estarei sempre aberta ao diálogo com vocês vereadores que são fiscais do povo e que estarão sempre me passando demandas para solucionar problemas que estão acontecendo”, falou a prefeita.
Sobe a nova gestão, a câmara já passou por mudanças. Novos aparelhos de som foram adquiridos, o auditório recebeu uma nova pintura, as fiações elétricas foram modificadas. Além da construção de um mezanino de madeira para a imprensa e maior velocidade de internet para as transmissões ao vivo das sessões.