
A 17ª edição dos Jogos Indígenas Pataxós aconteceu neste fim de semana, no Parque Indígena Praça do Cruzeiro, na Aldeia Pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. O evento anual reuniu 800 atletas entre homens e mulheres de 20 aldeias.
Alguns alunos do Colégio Estadual Jésus Moura de Guaratinga marcaram presença nos jogos que começaram na sexta-feira (19), em comemoração ao dia dos povos indígenas, tendo o objetivo de fortalecer e espalhar a cultura e o esporte dos povos originários.

Dentre as modalidades esportivas do torneio, estiveram corrida com tora, arco e flecha, canoagem, cabo de guerra, arremesso de takape, luta corporal, corrida de maraká, patxiw mika’way, zarabatana e corrida rústica.
A celebração esportiva organizada pelo Movimento Indígena da Bahia (MIBA), teve uma abertura oficial na quinta-feira (18), competições na sexta-feira (19) e encerramento no sábado (20).
O evento contou com o apoio do Governo da Bahia, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre) e a Polícia Militar.