Após os rumores de que uma barragem havia se rompido no distrito de Buranhém, a Defesa Civil de Guaratinga divulgou um vídeo de esclarecimento no final da tarde desta sexta-feira (02) informando que houve apenas um transbordamento da barragem.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Jurandi Marques Ferreira, o açude feito de concreto recebeu um grande volume de água da chuva de várias serras e pedras da região montanhosa de uma só vez, formando uma ‘tromba d’água’.
“O volume de água que caiu na região formou uma tromba d’água que levou as pessoas a acreditarem que fosse o rompimento da barragem, mas isso não aconteceu”, explicou.
A vistoria só feita no local após o nível da água baixar nesta sexta-feira (02), em Buranhém.
Na quinta-feira (01), o reservatório transbordou aumentando o nível de um córrego afluente do rio Buranhém (Rio do Peixe), que margeia o distrito de Buranhém. Rapidamente a água começou a invadir casas da rua do campo de futebol, na entrada do povoado.
Cerca de 10 famílias precisaram sair de suas residências e se abrigaram em casas de amigos e familiares, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social do município.
Os institutos de meteorologia Clima Tempo e Inmet esperam chuva na região durante todo o final de semana.
Ainda na sexta-feira, a Defesa Civil também divulgou um alerta pedindo aos fazendeiros que monitorem suas barragens e mantenham monge e vertedouros livres para que o reservatório não venha a romper. O comunicado diz ainda que em caso de rompimento, que o proprietário avise imediatamente as comunidades abaixo e contate a Secretaria de Meio Ambiente ou a Defesa Civil.