Ouça essa matéria:

Em Guaratinga, o vereador Leandro Márcio, do Partido Verde, segue destacando-se por sua atuação intensa em apenas 15 dias de mandato. Agora, o parlamentar protocolou um requerimento que propõe convocar um representante da Veracel Celulose para prestar esclarecimentos sobre as atividades da empresa no município.


A proposta busca respostas sobre os impactos ambientais e sociais das operações da empresa em Guaratinga, um município diretamente afetado pela exploração de suas terras. O vereador defende maior diálogo entre a empresa e a comunidade, proporcionando transparência e contrapartidas para o desenvolvimento local.

“O projeto de convocar a Veracel para uma breve reunião aqui na Câmara é para dar um pouco de esclarecimento. E que ela colabore um pouco mais conosco com ajuda em nosso Centro Cirúrgico, na reforma do hospital, na educação e na infraestrutura. Conto com o apoio de todos os guaratinguenses.”, disse o Vereador.

No requerimento, o parlamentar pontua questões principais: os impactos ambientais da exploração de terras, contrapartidas sociais e econômicas oferecidas, ações de recuperação ambiental, manutenção de infraestrutura e possíveis descumprimentos da legislação ambiental municipal.

A Veracel é uma das principais produtoras de celulose no Brasil, com uma produção média anual de 1,1 milhão de toneladas. Além de operar no sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

O secretário de Meio Ambiente de Guaratinga, Juvenil Dias, apoia a iniciativa do vereador e reforça a importância de um posicionamento claro da empresa sobre sua contribuição econômica e social para o município.

“Fomos procurados pelo vereador Leandro solicitando informações sobre a participação da Veracel no município. (…) É uma informação que toda a população de Guaratinga quer saber e nada melhor que o Poder Legislativo faça essa solicitação, claro, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente.” Contou Juvenil.

O requerimento de Leandro, convocando a empresa, será apresentado na primeira sessão ordinária do ano, prevista para o mês de fevereiro. A expectativa é que o texto seja aprovado, pois o parlamentar já tem o apoio de outros seis vereadores. A votação do documento será um marco no diálogo entre o poder público e a empresa, que é uma das maiores do setor no país.