O presidente da Câmara de Guaratinga, Luiz Eduardo (PT), e os vereadores Edmilson da Cabeceira (UB), Hélio Marcos (PCdoB), Paulo da Costa (PT), Rodrigo Enfermeiro (PCdoB), Simone Almeida (UB) e Wilky Batista (PSD) estiveram na capital baiana nesta segunda-feira (18) atrás de soluções urgentes para a cratera no povoado de Monte Alegre junto ao Governo da Bahia.
A visita anunciada desde o início do mês de março nas sessões ordinárias do Poder Legislativo foi intermediada pelo pré-candidato a Prefeito Rafael Gandhi e a Deputada Estadual Cláudia Oliveira. O pré-candidato a vereador Paulo Chiclete também participou do encontro das lideranças guaratinguenses junto com o chefe de Gabinete do Governador da Bahia, Adolpho Loyola.
A cratera com 30 metros de profundidade tem uma parte localizada na rua São João do Sul, que é uma das principais do povoado, e outra na Rua Moreira.
Nos últimos anos, ela vem crescendo de forma significativa, oferecendo riscos de desabamento e causando prejuízos para pessoas que vivem ao redor, principalmente em dias de chuvas fortes.
Em 2022, o empresário Fábio Alves teve um prejuízo de mais de 100 mil reais, quando uma parte de seu laticínio foi engolido pelo buraco. Algumas pessoas que moravam próxima a parte localizada na rua São João do Sul tiveram que deixar suas casas e ir morar de aluguel, pelo medo de um desabamento.
Ainda em 2022, a deputada Cláudia Oliveira visitou o povoado para olhar o buraco e tentar uma solução. Em maio de 2023, a Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) também esteve em Monte Alegre olhando a cratera.
Ainda em Salvador, o presidente da Câmara tomou conhecimento do falecimento de Jorge Pereira Santos, irmão do vereador Rodrigo Moreira dos Reis e decretou luto oficial de dois dias no poder legislativo com suspensão das atividades da Câmara por isso não houve sessão nesta quarta-feira (20) na Câmara Municipal de Guaratinga.