Na manhã da última quarta-feira (06), na Câmara Municipal, os vereadores do município de Guaratinga se reuniram com representantes da EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento, e discutiram sobre a problemática da água na cidade. Medidas emergênciais, que possam diminuir a crise de água em tempos de seca foram cobradas pelos vereadores e um contrato que visa melhorias na distribuição da água deverá ser discutido em breve entre prefeitura e EMBASA. O prefeito Kenoel Viana foi convidado para a discussão, mas não compareceu.
Os vereadores presentes foram: Isaías Rezende, Gelson Almeida, Misael Gregório, Bronísio Filho, Jorge Adilson e Rosangela Santos. A EMBASA foi representada pelo gerente de Operações de Água, Felipe Barcellos e a Monitora de Serviços Sidréia Oliveira. A reunião convocada pela presidência da Câmara atende ao pedido dos parlamentares, com a finalidade de cobrar satisfação da EMBASA quanto a possíveis ações de melhorias no sistema de abastecimento de água na cidade, uma vez que os vereadores desarquivaram o Projeto de Lei do Executivo Municipal que trata sobre a concessão para exploração dos Serviços de Água e Esgotos pela EMBASA em Guaratinga.
Diante de vários pontos críticos que dificultam a qualidade de distribuição de água, que surge desde a capitação no rio dos frades, os vereadores elencaram alguns pontos que precisam de melhorias no sistema de abastecimento, que possa resolver os problemas da população. As principais cobranças dos Edis foram: ampliação da barragem de captação de água ou construção de mais reservatórios de água; substituição dos canos de amianto que se encontram instalados na rede de distribuição de água da cidade; perfuração de poços artesianos, com bombeamento de água para os reservatórios da EMBASA, ações de limpeza e reflorestamentos das matas ciliares dos rios.
Os representantes da EMBASA informaram aos vereadores, que tais demandas exigidas, requer tempo por conta de alguns estudos que precisam ser realizados e outros que cabem o consentimento do escritório estadual em Salvador. Eles ainda informaram, que uma nova reunião será agendada com o prefeito Kenoel Viana para criação de uma minuta de contrato, e que nesta, estejam contidas as demandas cobradas, bem como as ações de competência do município e EMBASA que poderão ser executadas em parceria entre as partes.
Como medida emergencial, que possa diminuir o impacto de uma possível seca, a EMBASA deverá enviar em breve, um geólogo, com a finalidade de analisar o local, onde poderão ser perfurados poços artesianos para ajudar no abastecimento de água em Guaratinga. Outra ação que poderá acontecer em breve, é a substituição de canos de amianto que ainda se encontram nas adutoras, bem como o desvio das mesmas, que ainda passam por baixo de terrenos e residências particulares.
Depois da reunião na Câmara, os representantes da EMBASA e os vereadores fizeram uma visita a ETA – Estação de Tratamento de Água, onde receberam explicações sobre o procedimento de captação, tratamento e distribuição da água em Guaratinga. A visita ainda se estendeu ao local de capitação da água e a um poço artesiano, já perfurado, em uma área no antigo parque de exposições, que poderá ser utilizado no abastecimento de água da cidade.
Para agilizar o processo, o presidente dos vereadores, Isaías Rezende, já encaminhou ofícios as autoridades competentes, com a finalidade de acelerar o procedimento da visita técnica do geólogo, e posterior perfuração de poços na cidade, já que a EMBASA, se encontra trabalhando em volume morto, ou seja, no último estágio para abastecer com água a população.
Estevão Silva