Bloqueio total da cidade vem sendo defendido por pessoas nos últimos dias (Foto: Arquivo/FURO31)

Devido à pandemia do novo coronavírus, Guaratinga e outras cidades vem recomendando as pessoas a permanecerem em casa e que sigam regras, como o uso de máscara, luvas e distanciamento de no mínimo de 2 metros em filas ao ir na rua, entre outras obrigações. Essas medidas são uma tentativa de barrar ou pelo menos diminuir a disseminação do vírus na população.


Acontece que nem todos estão seguindo essas orientações e tem ganhado popularidade a defesa do termo em inglês ‘lockdown’ para ser implantado nas cidades. O Lockdown significa bloqueio total, sendo uma medida que também pode ser usada em casos de pandemia, sobretudo a da Covid – 19, consistindo em diretrizes mais rígidas de isolamento, sendo obrigatório obedecer.

As restrições no Lockdown são:

  • Proibição de entrada e saída de veículos particulares nas ruas;
  • Aglomeração em lugares públicos;
  • Fechamento de limites entre as cidades.

Os transportes permitidos são os que realizam serviços essenciais como ambulâncias, veículos que transportam profissionais de saúde e da segurança pública, caminhões que transportam alimentos, medicamentos e outras mercadorias de necessidade, desde que tenham um documento que comprove a necessidade de trabalhar. Outra observação é quanto a saída de pessoas que só é permitida para comprar medicamentos, comida e levar pessoas para o serviço de saúde.

Por isso essa coluna de saúde quer saber, você é a favor ou contra o lockdown na sua cidade? Abaixo dessa matéria, há um espaço para você, leitor, deixar seu posicionamento.

OUTRAS MEDIDAS USADAS DURANTE A PANDEMIA

O termo Quarentena que, atualmente, se refere a qualquer período de tempo que cargas ou pessoas provenientes de outros locais com doenças contagiosas ficam sob observação. O tempo de quarentena vai depender de quanto tempo o microorganismo vai começar a produzir os sintomas no indivíduo. No caso do Coronavírus o período é de 14 dias, podendo estender se necessário. Por isso o pedido das autoridades é que todos fiquem em casa, por pelo menos duas semanas. Esse período fará diferença na contenção e disseminação do vírus.

O isolamento social é uma medida aplicada individualmente e com familiares que tiveram contato com a pessoa. A quarentena abrange todo território do município, promove o distanciamento social, evitando contato entre as pessoas reuniões de grupos e concentração de pessoas em um local. Portanto, o isolamento é uma prática individual e a quarentena em coletivo.

Espero que você tenha gostado do texto, preparei com muito carinho. Se você tem alguma dúvida ou sugestão de tema sobre saúde para os próximos textos, entre em contato com nossa redação no telefone (73) 98112-0138 ou pelo meu instagram @horleysb.

Por FURO31, Horley Neto – Graduando em medicina.