O embaixador de Israel no Brasil, Shmulik Bass, veio a Salvador, nesta sexta-feira, 7, como parte de uma agenda pelo Nordeste brasileiro, para conhecer as cidades e estreitar os laços entre os países, principalmente na área tecnológica.
Bass foi recebido por autoridades políticas e religiosas para debater parcerias e cooperações tecnológicas em setores como irrigação, agricultura e tecnologia.
Israel é um dos mais conhecidos polos de tecnologia e um dos objetivos do encontro com o representante israelense é firmar parcerias para fomentar Projetos Sociais com vistas ao Desenvolvimento Sustentável, Gestão de Recursos Hídricos e Fair Trade, o que ampliará a Cultura de Paz na Bahia.
Conforme a Lei nº 9492/2019, Salvador e Jerusalém são cidades-irmãs, o que permite a celebração de acordos de cooperações, convênios e programas em diversas áreas.
De acordo com a Enterprise Europe Network (EEN) Brasil, rede gerenciada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), há uma grande expectativa em promover o crescimento de pequenos e médios negócios com a União Europeia para a realização de projetos de desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de Tecnologias Limpas, Agricultura, Cidades Inteligentes, Ciências da Vida, entre outras.
Guaratinga tem a grande possibilidade de sair na frente para representar a Costa do Descobrimento nesse Acordo de Cooperação com Israel, com o projeto de geração de energia limpa através da termodecomposição do lixo, atraindo mais investimentos e investidores para o município, implantando a primeira Usina de Termodecomposição de Resíduos Sólidos Urbanos e Hospitalares, acabando, definitivamente, com o “lixão”.